Tubarões Ameaçados de Extinção




Os tubarões que nadam pelos nossos Oceanos há mais de 400milhões de anos estão agora a lutar pela sobrevivência contra os impactos causados pelos Humanos. Muitas de suas características biológicas como crescimento lento, reprodução tardia e produção de poucos filhos fazem destes magníficos animais vulneráveis à sobre-pesca e dificultam a sua recuperação quando dizimadas.
No nosso país onde o mar alcança 800km de costa, os turistas visitam nos para a pratica de esportes aquáticos, como o surfe, pesca esportiva e mergulho recreativo. Sendo os tubarões o principal atrativo no mergulho recreativos, é estimado que apenas um tubarão pode valer cerca de US$250.000,00 ao longo de sua vida se utilizado para o turismo de mergulho; por outro lado, se pescado o mesmo tubarão renderia somente US$50. Por isso é tão importantes protegê-los como parte de nosso patrimônio marinho.
Por causa da demanda pelo prato asiático famoso, "sopa de barbatana de tubarão", mais de 73milhões de tubarões são mortos a cada ano para comércio internacional, inclusive no Brasil. Estima-se que 30% de todas as populações de tubarões do planeta estão ameaçadas de desaparecer.
A perda dos tubarões pode causar danos devastadores e irreversíveis aos oceanos e a atividades econômicas que se beneficiam diretamente da existência de ambientes marinhos saudáveis. Pois, os tubarões são predadores do topo das cadeias alimentares marinhas, ajudando a manter o equilibro da vida nos oceanos, regulam a diversidade e abundância de espécies sobre as quais predam, inclusive espécies de peixes de alto valor comercial, e também ajudam a manter os ecossistemas marinhos longe da degradação.




Para ajudar a reverter esta situação, pode contribuir:
  • Visite página da "Driver for Sharks" no Facebook para mais informações e noticias.
  • Assine a petição internacional para restringir a pesca de tubarões, em: www.thepetitionsite.com/m/sign/688704695
  • Não compre carne ou produtos de tubarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário